“Centrais Privadas de Informação de Crédito vão aumentar o volume de micro empreendedores no país "

“Centrais Privadas de Informação de Crédito vão aumentar o volume de micro empreendedores no país "


Em termos práticos, as   centrais privadas de informação de crédito   vão  ser o maior o maior banco de dados de pessoas físicas e jurídicas do país , através do qual ficará registado  o  histórico  do comportamento  financeiro destas. Ou seja,  os  bancos comerciais , empresas   de energia , água  e telecomunicações , por exemplo,  vão partilhar dados sobre empréstimos  contraídos  no mercado  angolano  com  estas centrais de crédito, permitindo que os credores avaliem e possam melhor gerir os riscos ,para além de contribuir para a redução do crédito mal parado.

As  centrais de  crédito vão, ainda, de acordo  com aquele   o administrador executivo,   aumentar a carteira de crédito  no país e, consequentemente,  o volume de micro empreendedores, a partir de soluções inovadoras e desburocratizadas.

Este serviço vai ser regulado pela Agência de Protecção de Dados(APD), que garante já  estarem sob análise três pedidos de investidores interessados na respectiva licença. 

 Os bureaus de crédito privado surgem no âmbito do programa do governo de melhoria do ambiente negócios, inscritas no plano nacional de desenvolvimento 2018-2022.


Voltar