Inaugurada Mediateca “Abel Abraão” no Kuito

Inaugurada Mediateca “Abel Abraão” no Kuito


Inaugurada pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, a Mediateca "Abel Abraão” tem a capacidade de receber 600 utentes por dia. Conta com um laboratório de informática para academias Microsoft, Huawei, Cisco e programas de codificação.

Tem um anfiteatro, 3 salas de formação e espaços para promover empreendedorismo e startups, um Business Space, espaço infanto-juvenil com tecnologia moderna com realidade virtual e aumentada, além de um rico acervo bibliográfico. Há também duas salas de jogos e uma sala de música de wi-fi aberto para todos os utentes.

O homenageado Abel Abraão foi de poucas palavras: "Agradeço o gesto do Presidente da República”, disse o jornalista e patrono da Mediateca do Kuito.

O jornalista reformado recebeu das mãos do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação as chaves de uma viatura nova de marca Renault Dahiatsu, um computador e uma menção honrosa. O governador do Bié, Pereira Alfredo, agradeceu o gesto do Presidente da República pelo seu empenho pessoal na concretização, em tempo útil, desta importante infra-estrutura.

Pereira Alfredo estendeu também os agradecimentos ao Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação pelo seu engajamento nas diversas etapas que culminam com a inauguração da Mediateca e acrescentou que "Bié marca um passo vital na inclusão digital sendo também uma oportunidade para a oferta de emprego”.

Para o coordenador da Rede de Meditecas de Angola e secretário de Estado para as Tecnologias de Informação, Manuel Homem, anunciou que com a entrada em funcionamento da insfra-estrutura já são 9 mediatecas localizadas nas províncias de Benguela, Luanda (com duas), Zaire, Lunda-Sul, Cunene, Huambo e Bié.  Juntam-se também 6 mediatecas móveis no Bié, Malanje, Cabinda, Uíge, Luanda e uma que está em processo de abertura no Moxico.

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, que presidiu ao acto de inauguração, disse que veio cumprir com um desejo e orientação do Presidente da República para que hoje pudéssemos inaugurar a Mediateca Abel Abraão. "O esforço e disciplina de uma grande equipa mobilizou-se para que hoje entregássemos a obra ao Bienos”, realçou.

O ministro apelou ao uso responsável e expressou o compromisso para implementar soluções tecnológicas. De acordo com José Carvalho da Rocha o Ministério aposta forte na aproximação dos cidadãos aos serviços e massificação das tecnologias de informação e na diminuição do fosso digital.

A Mediateca do Bié oferece uma nova panorâmica arquitectónica e preenche um vazio ao proporcionar momentos de aprendizagem e lazer. A Mediateca Abel Abraão tem tecnologia de ponta para aceder aos vários conteúdos científicos, sendo um instrumento para o conhecimento e inovação.


Voltar